sexta-feira, 2 de abril de 2010

A confiabilidade da Bíblia (Final).

“Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué...” (Êx.17:14).

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2Pe.1:21).

A Bíblia é uma coleção de escritos inspirados pelo Espírito Santo, cujo autor é o próprio Deus. A Bíblia foi escrita por cerca de 40 escritores, por um período de aproximadamente 1600 anos. Os homens que Deus usou para escreverem a Bíblia pertenciam a diferentes classes sociais, tais como: estadistas e legisladores, como Moisés e Daniel. Davi, que exerceu variadas atividades, foi pastor de ovelhas, poeta, músico, soldado e rei; profetas, como Isaías, Jeremias, Zacarias; pescadores, como foram Pedro, Tiago e João; coletor de impostos, no caso de Mateus; médico, como Lucas, que escreveu o livro de Atos dos Apóstolos e o evangelho que leva seu nome, entre outros escritores de culturas distintas. No entanto, a Bíblia apresenta em todo o seu conteúdo, uma continuidade notável apesar das diferenças sócio-culturais entre seus escritores. Isso aconteceu por que Deus inspirou cada escritor bíblico.

O escritor e teólogo Ron Rhodes faz a seguinte declaração:

Quando dizemos que a Bíblia é inspirada, queremos dizer que Deus dirigiu os autores humanos para que compusessem e registrassem as revelações dEle para o homem, conservando as próprias personalidades (e estilos literários). A inspiração divina garante-nos que os autores humanos escreveram exatamente o que Deus queria que fosse escrito.
O sentido literal da palavra grega traduzida por inspiração é “sopro de Deus”. A Bíblia é verdadeira e não tem erros, porque foi soprada pelo Senhor. Apresentemos isso como um argumento lógico: a primeira premissa de nosso argumento é que Deus é verdadeiro (Rm 3.4). A segunda, é que Ele soprou as Escrituras (2Tm 3.16). Portanto, nossa conclusão é simples: essas coisas determinam que as Escrituras são verdadeiras (Jo 17.17).

Em 2 Pedro 1.21 lemos: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (ARA).
Os profetas e apóstolos que Deus usou para escrever sua Palavra, embora fossem seres humanos, foram “guiados todo o tempo” pelo Espírito Santo. Isso quer dizer que a mensagem dEle não foi originada pelos autores da Bíblia. O Senhor não permitiu que a vontade de seres humanos pecadores transmitisse orientações de forma equivocada ou registrasse erroneamente sua mensagem. Antes, “Deus moveu, e os profetas deram voz a essas verdades; Deus revelou, e o homem registrou a Palavra dEle”.
Atos 27.15-17 usa de forma interessante a palavra grega para “movido”, de 2 Pedro 1.21. A passagem de Atos apresenta um grupo de marinheiros experientes que não consegue controlar o navio por causa dos fortes ventos. O navio foi arrebatado, guiado e movido pelo vento. Isso é semelhante à direção, à orientação do Espírito que move os autores humanos da Bíblia conforme sua vontade. Portanto, em 2 Pedro 1.21, a palavra “movidos” é importante e indica o total comando do Espírito sobre os autores humanos. Eles foram ativos na escrita à medida que o Espírito os orientava,da mesma forma que os marinheiros eram ativos no navio (embora, em última instância, o vento controlasse os movimentos do navio, não os marinheiros). [1]

Bibliografia de referência:

01. RHODES,Ron. O Cristianismo Segundo a Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. P.27 e 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário