sexta-feira, 2 de abril de 2010

A confiabilidade da Bíblia (Parte 1).



O nome “Bíblia” vem do grego “biblion”, que significa: rolo pequeno de papiro ou “folha de papiro”; e é o
diminutivo de “biblos”.
A Bíblia é o livro mais notável e o mais lido no mundo. Contém registros de acontecimentos do mais profundo interesse.

As Escrituras originais foram escritas em rolos de papiro e assim apareceu “biblions” como uma coleção de livros pequenos. A Bíblia é um livro composto pelo conjunto de 66 livros, dos quais 39 pertencem ao Antigo Testamento, que foi escrito na língua hebraica, com exceção de alguns trechos que foram escritos em aramaico. Os outros 27 livros que formam o Novo Testamento foram escrito originalmente na língua Grega ou helênica (porque os gregos eram conhecidos como povo de Helas).

No início do relacionamento entre Deus e o homem não existia a palavra inspirada de forma escrita. Portanto, Deus não deixou o homem tateando no escuro em busca de seu criador. Deus sempre tomou a iniciativa de revelar-se (fazer-se conhecido) para toda a humanidade.

“E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden pra o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia, em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn. 2:15-17).

Nesse tempo, Adão, o primeiro homem, era santo, livre do pecado, e vivendo em perfeita comunhão com Deus. Era o primor da criação de Deus e foi-lhe dada a responsabilidade de trabalhar sob as diretrizes de Deus, no cuidado da sua criação. Esse relacionamento harmônico entre Deus e a raça humana findou por causa da desobediência de Adão e Eva (Gn.3:6,14-19; Is.43:27; Rm.5:12).

Desde o marco inicial da história, a raça humana tem estado vinculada a Deus mediante a fé na sua palavra e a obediência à mesma, como a verdade absoluta.

A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regedor da comunhão que Adão tinha com Deus no Éden. Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal. Este risco de morte tinha de ser aceito por fé, tendo por base aquilo que Deus dissera, posto que Adão ainda não tinha presenciado a morte humana.

O mandamento de Deus (Gn 2:16-17) a Adão foi um teste moral. Esse mandamento significou para Adão uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou descrer e desobedecer à vontade do seu Criador.

Enquanto Adão cresse na Palavra de Deus e a obedecesse, viveria pra sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte. (Gn.3:17). [1]

E foi justamente isso que aconteceu, o homem pecou. E assim perdeu a sua comunhão harmoniosa com Deus. O relacionamento que o homem tinha com Deus no princípio da criação, foi afetado por causa do pecado. Entretanto, vemos que Deus nunca deixou de se comunicar com o homem, mesmo antes da sua palavra escrita.

O homem após a Queda no jardim do Éden tornou-se um ser surdo e mudo sob o aspecto espiritual, ou seja, ele perdeu a verdadeira percepção espiritual. Por isso que através da sua própria consciência e dos meios naturais que foram criados por Deus, ele não pode alcançar um nível de revelação que o leve ao conhecimento do seu Criador. A natureza nos ensina somente que Deus é Criador, conseqüentemente, havia uma necessidade de uma revelação que durasse para sempre. E foi por isso, que Deus escolheu homens que foram inspirados por seu Espírito, a escrever tudo aquilo que Ele próprio queria que o homem soubesse a respeito de si mesmo e de como nos relacionarmos com Ele.

O escritor Ron Rhodes sabiamente escreve em seu livro O Cristianismo Segundo a Bíblia :

As Escrituras são...
A pregação, a conversa, a fala, a instrução de Deus e a determinação de como devemos pensar e falar sobre Ele. Nas Escrituras, Ele mostra-se a nós, informa-nos quem Ele é e o que tem feito pra que em resposta de fé possamos conhecê-lo e viver em comunhão com Ele. [2]

Bibliografia de referência:

01. Bíblia de Estudo Pentecostal.

02. RHODES,Ron. O Cristianismo Segundo a Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. P.26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário