sexta-feira, 2 de abril de 2010

A construção do maior império da antiguidade. (Parte 1)

“E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro esmiúça e quebra tudo, como o ferro quebra todas as coisas, ele esmiuçará e quebrantará.” (Dn 2:40).

Os romanos, por meio de sucessivas conquistas acabaram construindo o maior império da Antiguidade.
Roma, a capital da Itália, foi na Antiguidade o centro do mundo, a principal cidade de um enorme império.

A cidade de Roma está localizada na península Itálica, uma faixa de terra que avança pelo mar Mediterrâneo. A leste está o mar Adriático, a oeste o Tirreno e ao sul o Jônico. As altas montanhas dos Alpes dominam a porção norte do território, descendo em direção a planície do rio Pó. Outra cadeia, a dos Apeninos, corta a península de norte a sul, separando as duas regiões litorâneas: do Tirreno, onde ficam as planícies do Lácio e da Campânia, e do Adriático, onde se destaca a planície da Apúlia.

A civilização romana deixou um legado riquíssimo pra a cultura ocidental contemporânea. Basta dizer que a legislação adotada hoje em diversos países do mundo tem como inspiração o Direito criado pelos romanos. Seis línguas modernas, entre elas o português, derivam do latim falado pelos romanos. E as influências não param por aí: a arquitetura, a literatura, a prática política, a organização administrativa e do exército marcaram profundamente as sociedades ocidentais.
Os primeiros habitantes da península Itálica eram originários da própria região mediterrânea. Ao norte fixaram-se os lígures; ao sul, os sículos. No decorrer do segundo milênio a.C., os arianos vindos da Europa central, estabeleceram-se principalmente no centro do território. Conhecidos como italiotas, dividiam-se em várias tribos: latinos, sabinos, volscos, samnitas e outros.
A partir do século VIII a.C., outro povo com notável desenvolvimento econômico e cultural passou a ocupar o sul da península: os gregos.

Na mesma época, os etruscos, de origem provavelmente asiática, fixaram-se no centro-norte.
Não existem documentos escritos acerca do período inicial da história de Roma, todo o conhecimento da época se baseia em lendas.
Segundo a tradição, Roma foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba, e governada por sete reis; Rômulo teria sido o primeiro deles. Os quatros primeiros reis foram latinos e sabinos e os três últimos, etruscos.

A forma de governo adotada em Roma, desde sua origem até o século VI a.C., foi o regime monárquico. O rei acumulava as funções de chefe supremo, grande sacerdote e juiz, pois se acreditava que seu poder tivesse origem divina.
O afastamento do terceiro rei etrusco marca o inicio do período republicano na história de Roma.
A história de Roma costuma ser dividida em três grandes períodos : Monarquia, Repúblia e Império.

Cont.

Bibliografia de referência:

01. História: das cavernas ao Terceiro Milênio: volume único/ Myriam Becho Mota, Patrícia Ramos Braick.-1.ed.-São Paulo: Moderna, 1997.

02. ARRUDA,José Jobson de A. e PILETTI,Nelson.Toda a História.11.ed.,editora Ática,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário