sexta-feira, 2 de abril de 2010

A promessa da salvação




A partir da promessa que foi feita no Éden (Gn 3:15), aonde Deus prometeu para o homem que enviaria um salvador.
A humanidade passou a viver dias de grande expectação, aguardando o cumprimento dessa promessa.
Com o passar dos tempos, Deus escolheu o patriarca Abraão e prometeu-lhe suscitar dentre os seus descendentes o Redentor (Gn 12:1-7; Gl 3:16).
Deus preparando o mundo para a vinda do seu Filho, falou através dos profetas, avisando-o do grande acontecimento de todos os tempos.
Assim Isaías, o profeta messiânico, disse a respeito do Cristo: “... PREPARAI o caminho do Senhor, ENDIREITAI no ermo vereda a nosso Deus”.

Notamos, portanto em primeiro lugar, a preparação para este grande acontecimento, a vinda de Jesus ao mundo.
Israel foi preparado de diversas formas, através da lei, das profecias e do cativeiro. Deus fez uso desses meios para ensinar e prepará-los para vinda de Jesus. Desde o princípio Deus estava empenhado em prevenir o mundo deste acontecimento (Gn 3:15; 49:10; Deut. 18:15-18; Nm 24:16-17; Mq 5:3). Entretanto, o povo israelita não teve bom êxito, não reconheceram o Messias, nem tão pouco o recebeu.

“ Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (Jo 1:10-11).

A promessa da salvação é a mais preciosa de todas as promessas das Escrituras. E todo crente (salvo) tem essa certeza guardada dentro do seu coração. Ela é a maior prova da misericórdia de Deus. Em todo o Antigo Testamento as Escrituras apontaram para esse grande acontecimento, a encarnação do Filho de Deus.
Deus demonstrando a sua justiça e bondade, não deixou de punir o homem pelo seu pecado lá no Éden, mas também demonstrou seu amor. (Gn 3:15-21).
Através da promessa da salvação, nós crentes (salvos) fomos tirados da escravidão do pecado, a nossa comunhão com o Criador foi restaurada e temos a certeza da nossa salvação.
É por isso que cada um de nós, tem a obrigação de falar do amor de Deus, pregando a sua palavra, mostrando para as pessoas que essa promessa não é especificamente para um grupo de pessoas, mas que é para qualquer pecador. E para o homem ser participante dessa maravilhosa promessa, basta somente que creia na suficiência da graça manifesta em Cristo Jesus, (Rm 10:8-10) a salvação é para todos os que aceitam Jesus como o Senhor da sua vida.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16).

Jesus veio ao mundo para cumprir a sua missão, para dar vitória ao homem pecador. Jesus se humilhou, se desfez, esvaziou-se, deixando a glória que Ele tinha junto ao Pai, para se assemelhar aos homens, e mais ainda, até a forma de servo pela grande paixão da morte. (Filip. 2:8; Hb 2:9).
Portanto, Cristo veio cumprir na plenitude dos tempos, a promessa da salvação, prefigurada no primeiro sacrifício realizado no Jardim do Éden. (Gn 3:21).
Sendo assim, a condição de Deus para a salvação humana é o arrependimento e a fé. O homem precisa confiar em Deus para receber a salvação, crer em Deus para a salvação é mais do que partilhar um conjunto de doutrinas, é uma decisão contínua de negar-se a si mesmo e seguir os passos de Cristo (Mt 16:24).
Crer em Deus não é simplesmente fazer parte de uma denominação religiosa, nem tão pouco dizer que é crente.

“ Tu crês que há um só Deus? Fazes bem também os demônios o crêem e estremecem.” (Tg 2:19).

O homem precisa se arrepender dos seus pecados, voltando-se para Aquele que, com amor nos atraiu para si, para que não mais vivêssemos em condenação (Rm 8:1).
O primeiro passo que o homem deve fazer para ser salvo é se expor à Palavra de Deus. Ouvir a palavra com atenção, com reflexão, com reverência, com interesse, com sede de conhecer a verdade.

“ E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará .” (Jo 8:32).

Depois se arrepender de seus pecados, confessá-los e deixá-los.
O terceiro passo é aceitar o convite de Jesus e permitir que Ele more no seu coração.

“Eis que estou á porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap. 3:20).

Ao aceitar esse convite você passará a ser uma nova criatura.

“ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (II Cor. 5:17).
FJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário