sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Papismo

“E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA.” (Ap.17:5)

O Catolicismo Romano é um dos três maiores ramos do Cristianismo, juntamente com os protestantes e ortodoxos. Mas a nossa análise é bíblica, e não político-social. Em nome da tradição, a Igreja Católica sacrificou o autêntico cristianismo ao longo dos séculos.

O cristianismo ao se tornar religião oficial do império romano, passou ao longo dos tempos por muitas transformações negativas.
Durante anos, as doutrinas genuinamente bíblicas, foram afetadas por doutrinas meramente humanas.
Ninguém, em sã consciência, pode negar a influência política do papa no mundo, mas biblicamente, esse cargo não existe. A teoria de que Pedro foi o primeiro papa não resiste à análise bíblica.
A tradição católica diz que Pedro foi papa em Roma durante vinte e cinco anos.
Veja essa citação de S. Jerônimo:

“Simão Pedro foi a Roma e aí ocupou a cátedra sacerdotal durante 25 anos.” (De Viris III.1,1).

Pedro nunca foi bispo de Roma. Se ele foi martirizado no reinado de Nero, por volta de 67 ou 68 AD, subtraindo dessa data vinte e cinco anos, retrocederemos a 42 ou 43 AD.
Rastreando a vida do apóstolo Pedro, no Novo Testamento, fica desmascarada essa tradição romanista. O Concílio de Jerusalém (Atos 15) ocorreu em 48, ou pouco depois, entre a primeira e a segunda viagem missionária de Paulo.
Embora participasse desse concílio, Pedro não o presidiu; a presidência coube a Tiago (Atos 15:13-19).
É admirável que Pedro, sendo o “Príncipe dos apóstolos”, conforme o catolicismo romano afirma, quem era o pastor da comunidade cristã em Jerusalém era Tiago (Atos 15).

Em 58, Paulo escreveu a Epístola aos Romanos. No último capítulo da epístola, o apóstolo mandou saudações para muita gente em Roma, mas Pedro sequer é mencionado.
Em 62, Paulo chegou a Roma, e foi visitado por muitos irmãos (Atos 28:30-31).Novamente não se tem notícia de Pedro.
De Roma, Paulo escreveu quatro cartas, em 62: Efésios, Colossenses e Filemon. Em 63: Filipenses. Entre 67 e 68, após o incêndio de Roma, quando estava preso pela segunda vez, 2 Timóteo.
Esse tal papa não é mencionado!

O fato é que se Pedro foi o primeiro papa, ele foi um papa bem diferente dos que já apareceram.
Vejamos:

Pedro era financeiramente pobre.

“E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”. (At.3:6).

A bíblia mostra claramente que Pedro era casado.

“E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre.” (Mt.8:14).

O celibato, não é uma exigência para ser papa?

Pedro foi um homem repreensível.

“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível”.
Mas, quando vi que não andava bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo Judeu, vives como gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” (Gl.2:11,14).

Onde fica a infalibilidade papal, que segundo a Igreja Católica é a garantia de preservação de todo erro doutrinal pela assistência do Espírito Santo? Eles afirmam que devido à assistência divina, o papa e seus seguidores não podem errar, nem induzir em erro, no que diz respeito a questões de fé ou moral.
Pedro, embora soubesse que Deus aceitava os crentes gentios (povos não judeus) sem parcialidade. (At.10:34,35), opôs-se a suas próprias convicções por medo das críticas e da possível perda de autoridade na igreja judaica cristã em Jerusalém. Seu afastamento da comunhão com os crentes gentios, nas refeições, favoreceu a doutrina errônea de que havia dois corpos de Cristo, o judaico e o gentio.
Qualquer pastor ou outro obreiro que se torna culpado de erro e hipocrisia (Gl.2:13), deve ser confrontado e repreendido (1 Tm.5:19).
Isso, sem favoritismo; até mesmo uma pessoa de destaque como o apóstolo Pedro, que foi grandemente usado por Deus, necessitou de uma repreensão corretiva.
Diante de tudo o que aqui foi citado, é lançada por terra, toda a pretensão do catolicismo romano de ter o apóstolo Pedro como seu primeiro bispo.

Bibliografia de referência:

Lições Bíblicas-Jovens e Adultos-2º trimestre de 1997, CPAD.

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário