sexta-feira, 2 de abril de 2010

O pai da nação judaica


Ur dos Caldeus foi uma cidade da Mesopotâmia localizada a cerca de 160 Km a sudeste da cidade de Babilônia, perto do rio Eufrates, na região hoje chamada Iraque. De acordo com o texto de Atos 7.2,3, Estevão declara que foi nessa terra que o patriarca Abraão recebeu o chamado divino.

“E disse o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim?
E ele disse: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirigi-te à terra que eu te mostrar.” ( Atos 7.2,3).

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.1-3).

Conforme relata a Bíblia e a história, Abraão foi o patriarca responsável pela formação da nação judaica. Foi ele que junto com sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló, que saiu de Harã Para irem à terra prometida.

“Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher e a Ló, o filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.” (Gn. 12.4-5).

Dessa família surgiria uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das práticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus. Dessa nação viria Jesus Cristo, o Salvador do mundo, o prometido descendente da mulher (Ver Gn 3:15). [1]

O antigo território da Palestina estava localizado próximo ao mar Mediterrâneo, em uma região de contrastes profundos: de um lado, litoral pouco favorável à navegação, Zona montanhosa árida e planaltos semi- áridos; de outro, o vale do rio Jordão, onde havia vegetação e terras férteis. Mas o território era atraente por outro motivo: era local de passagem entre a África e a Ásia, ou seja, entre o Egito e a Mesopotâmia.
Na época em que os hebreus chegaram à Palestina, a região era habitada por diversos povos: cananeus e filisteus viviam no litoral; nômades semitas, como os amalecitas, no sul; edomitas, moabitas e arameus, no leste e no norte. [2]

Abrão permaneceu na terra prometida como peregrino, somente mais tarde foi que Deus entregou a terra de Canaã a seus descendentes.

“Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.” (Hb.11.9).

Bibliografia de referência:

01. Bíblia de Estudo Pentecostal, pg. 50

02.ARRUDA,José Jobson de A. e PILETTI, Nelson. Toda a história.11º.ed.São Paulo,Àtica,2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário