sexta-feira, 2 de abril de 2010

O orgulho que gera morte




Postado por Francivaldo Jacinto

O pecado originou-se nas regiões celestiais, quando Lúcifer, querubim ungido que servia na presença de Deus, encheu-se de inveja e desejou apoderar-se do trono de Deus. (Is. 14: 12-14). O orgulho tomou conta de Lúcifer (Portador da luz Is. 14:12) fazendo com que ele viesse a cair e se tornar Satanás.
Devermos ter muito cuidado para não deixamos o orgulho ser introduzido em nossos corações.

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” ( Pv. 16: 18).

A Bíblia relata vários exemplos de homens que se exaltaram diante de Deus e foram punidos pelo seu orgulho. Um desses homens foi Nabucodonosor, onde no livro de Daniel, é relatado que ele estava passeando sobre o palácio real de Babilônia e disse: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder e para glória da minha magnificência?” ( Dn. 4: 30).
E antes de terminar de pronunciar estas palavras, ele ouviu uma voz que desceu do céu, dizendo que seu reino tinha sido tirado de suas mãos, e que o mesmo iria a partir daquele momento conviver com os animais do campo. Até que reconhecesse que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens. Podemos ver claramente as consequências que podem ser causadas pelo o orgulho. Portanto, é necessário que sejamos humildes de espírito uns para com os outros, para que a graça de Deus seja permanente em nossas vidas.

Mas afinal, como foi introduzido o pecado no mundo?

Por que toda a raça humana está debaixo do pecado?

Deus criou o homem conforme a sua imagem e semelhança. (Gn. 1: 26). Onde vemos nesse versículo o Pai, o Filho e o Espírito Santo executando essa magnífica obra. Pois, está escrito: “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra e sobre todo réptil que se move sobre a terra.”
A trindade de Deus revelada façamos (plural) o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança. Semelhança fala de caráter. (Ec. 7: 29; Ef. 4: 24; Cl. 3: 10).
O motivo de Satanás nos odiar tanto é justamente porque Deus nos criou conforme à sua imagem e semelhança, algo que um dia ele desejou tanto ser. ( Is. 14: 14). Irado ele decide descer ao Jardim do Éden para tentar a obra prima de Deus. Causando o rompimento da comunhão do homem com o seu Criador. O pecado de Adão afetou muito mais do que ele próprio.

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm. 5: 12).

Todos nós estamos debaixo do pecado, que foi concebido pela desobediência do primeiro casal lá no Jardim do Éden. (I Cor. 15: 22).

“ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn. 3: 1-6).

E depois de terem comido do fruto proibido por Deus, a Bíblia diz que os olhos de ambos foram abertos, e, perceberam que estavam nus. (Gn. 3: 7). Ou seja, tiveram consciência de suas culpas.
Satanás sendo o pai do pecado e da mentira enganou a mulher, o homem transgrediu deliberadamente ( I Tm. 2 : 14). E a culpa pelo pecado foi automaticamente imputada a toda a sua descendência. ( I Cor. 15: 22).

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” ( Rm. 3: 23).

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” ( Jo. 8: 44).

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” (I Jo 3: 8).

A serpente mentiu para Eva dizendo que, se ela e seu marido comessem do fruto proibido, seus olhos se abririam, e seriam como Deus, sabendo o bem e o mal” ( Gn. 3 : 5 ). Mas, não aconteceu o que a serpente tinha dito pra Eva, ao invés de sentirem-se como Deus, experimentaram um tremendo sentimento de culpa. A partir desse momento perderam a comunhão com Deus e, logo a seguir, iniciou-se o terrível conflito entre a carne e o espírito (Rm 7: 14-24).
O pecado do homem foi uma rebeldia contra uma ordem específica de Deus (Gn. 2: 16-17) e marcou uma transição do conhecimento teórico do bem e do mal, para o conhecimento experimental. ( Gn. 3: 5-7, 22).
Portanto, sabemos que Deus é grandioso! Ele já tinha o seu plano de ação totalmente bem elaborado. O plano divino foi posto em ação, cujo principal objetivo é restaurar o homem do pecado. Deus com a sua infinita misericórdia e bondade prometeu para o homem pecador uma única forma de salvação, Ele enviaria um da semente da mulher, o seu Filho Amado. E esse Filho haveria de executar a vingança, Isto é, o justo Juízo de Deus.
Satanás se engrandeceu e caiu, ( Is. 14: 12) ele já estava no céu. Mas, foi expulso porque se orgulhou. Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário