sexta-feira, 2 de abril de 2010

O marianismo

 


A idolatria é comparada ao adultério, pois os votos de fidelidade a Deus são quebrados. (Os. 1: 2; I Co. 10: 12,20; Jr. 3: 14).
A Bíblia deixa claro que o ídolo em si, nada é ( Jr. 2: 11; 16: 20). O ídolo é meramente um pedaço de madeira ou de pedra, esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo.

“ Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo e que não há outro Deus, senão um só.” (I Co. 8: 4).

O marianismo é um dos elementos que descaracteriza o Catolicismo Romano como religião puramente cristã. A adoração a Maria é uma unanimidade nacional nas famílias de tradição católica.
Maria foi agraciada mais do que todas as outras mulheres, porque lhe foi concedido ser a mãe de Jesus. Mas as Escrituras não ensinam em lugar algum que devemos dirigir-lhe orações, nem adorá-la, nem atribuir-lhe títulos especiais. Maria é digna do nosso respeito, mas somente o Filho é digno da nossa adoração.
Maria foi escolhida por Deus porque ela achou graça diante dEle (Cf. Gn 6: 8). Sua vida santa e humilde agradou tanto a Deus, que Ele a escolheu para tão sublime missão ( 2 Tm 2: 21).
A benção de Maria, por ter sido escolhida trouxe-lhe grande alegria, mas também muita dor e sofrimento (Lc. 2.35), uma vez que seu Filho seria rejeitado e crucificado.
Nesta vida, a chamada de Deus sempre envolve benção e sofrimento, alegria e tristeza, sucesso e desilusão.
A mariolatria é o culto ou a adoração a Maria estabelecidos pelo catolicismo Romano ao longo dos séculos.
Os católicos acreditam que Maria permaneceu virgem depois do parto. Eles defendem a doutrina da perpétua virgindade de Maria, pois conclui que ela não gerou mais filhos além de Jesus. Mas a luz da Bíblia isso não é verdade, Jesus teve irmãos e irmãs.

“E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe” (Mt. 12: 46).

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” ( Mc. 6: 3).

Os líderes católicos afirmam que “irmãos” aqui significa “primos” ou irmãos no sentido de irmandade (irmãos em Cristo, irmão crente, irmão de igreja).
Porém esses argumentos são facilmente refutados pela Palavra de Deus.

“Depois disso, desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe , e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias.” ( Jo. 2: 12).

Jesus tinha mãe, irmãos, irmãs e discípulos. (Jo 7: 3-5).
O Catolicismo Romano também outorgou a Maria, o título de Theotokos, expressão grega que significa Mãe de DEUS.
A Bíblia diz que Deus é eterno ( Sl. 90:2, Is. 40: 28), e , como tal, não tem começo como pode Deus ter mãe? Há contra-senso teológico nessa declaração. A mãe e antes do filho, isso pressupõe a divindade de Maria, que seria antes de Deus, mas Ele existe por si mesmo (Êx. 3: 14). A Bíblia esclarece que Maria é mãe do Jesus homem e nunca mãe de Deus (At 1: 14).
Por estas e outras razões o Catolicismo Romano tem perdido tantos membros. A verdade deve ser pregada e ensinada.

“Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (I Timóteo 2: 5).

É somente através de Jesus Cristo que podemos aproximamos de Deus (Hb. 7: 25), confiando na sua morte expiatória para nos remir dos nossos pecados, e orando com fé, pedindo forças e misericórdia divinas para nos ajudar em todas as nossas necessidades (Hb. 4: 14-16).
Não devemos permitir que criatura alguma usurpe o lugar de Cristo em nossa vida, dirigindo-se-lhe orações. (Hb. 8: 6; 9: 15; 12: 24).

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal. Revista e corrigida edição de 1995.

Lições Bíblicas Jovens e Adultos. 2º trimestre de 2006 CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário